segunda-feira, 22 de abril de 2013

20. FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE E SUA PRÁTICA CLÍNICA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://sedes.org.br/site/node/91


Objetivos:

Trabalhar os conceitos que fundamentam a Psicanálise e que servem de alicerce à sua prática. Fornecer informações que preencham lacunas para quem já conhece alguns conceitos psicanalíticos e uma introdução ao pensamento psicanalítico para quem deseja conhecê-lo. Visa estimular o interesse na continuidade deste estudo, permitindo que uma eventual formação sistemática possa ser feita sobre uma base mais sólida.
Corpo docente:

Antonio Geraldo de Abreu Filho, Berenice Neri Blanes, Celina Giacomelli, Maria Salete Abrão Nunes da Silva, Maria Tereza Viscarri Montserrat e Patrícia Leirner Argelazi.
Conteúdo Programático:

Especificidade da Psicanálise: - Psiquismo e corpo; - Terapias medicamentosas, Psicoterapias e Psicanálise. A Divisão do Sujeito: - Dois conceitos fundamentais: Inconsciente e Pulsão; Aparelho psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente, o ponto de vista tópico;  O Recalque: desejo, conflito e defesa. Pontos de vista dinâmico e econômico; Formações do Inconsciente: Atos falhos, sonhos e sintomas; Ponto de vista estrutural: - Complexo de Édipo / Identificações; - Segunda Teoria Tópica: Ego, Id, Superego; Uma introdução à psicopatologia psicanalítica: Neurose, Psicose e Perversão.  Discussão de casos: um estudo comparativo. Questões da Clínica: -A situação analítica:  Transferência e contratransferência. A Resistência. A interpretação. O Analista:  Diferenças entre formação e informação; O tripé da formação analítica: análise do analista, supervisão e estudo da teoria.
Nota: As discussões de casos clínicos, pontuando os conceitos teóricos desenvolvidos no programa, serão apresentadas pelos professores.
Destinado a:

Àqueles que se interessam pela Psicanálise e que pretendam uma iniciação ao seu estudo: médicos, psicólogos e profissionais com formação universitária em geral.

Duração / Horário



Duração:

um ano. Carga horária do curso, 68 horas. O segundo ano é opcional e será oferecido para aqueles que cursaram o primeiro ano e que tenham interesse na continuidade de seus estudos. O programa do 2° ano estará à disposição na Secretaria do Instituto. Observação: Alunos interessados poderão se candidatar à seleção para experiência de atendimento na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae.  O atendimento clínico é restrito a médicos e psicólogos que optarem por fazer o segundo ano. Para esta atividade haverá uma supervisão, cujo pagamento é adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário